O Facebook se tornou a maior rede social no Brasil, ultrapassando o Orkut, durante o mês de dezembro de 2011, segundo dados da comScore divulgados nesta terça-feira (17). Pesquisa da companhia mostrou que a rede fundada por Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.
Em 2011, o Ibope já havia encontrado resultado semelhante com dados de agosto. O estudo mostrou que, naquele mês, houve 30,9 milhões de usuários únicos para o Facebook contra 29 milhões para o Orkut.
“O rápido crescimento do Facebook no mercado brasileiro foi uma das histórias mais interessantes de 2011”, disse Alex Banks, analista da comScore no Brasil, segundo comunicado da empresa. Houve aumento de 192% do número de visitantes ao Facebook no último ano.
Segundo Banks, o Brasil é um mercado social “muito particular” e tem a quinta maior população em redes sociais em todo o mundo. “Apesar de haver uma afinidade cultural com as mídias sociais, a adoção do Facebook foi lenta. Isso mudou em 2011, quando o site triplicou de tamanho”, completa.
Seguindo o Facebook, na liderança, e o Orkut, as redes mais populares no país são o Windows Live e o Twitter –em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Perfil
De acordo com a comScore, as mulheres passam mais tempo no Facebook do que os homens no Brasil –elas ficam 5,3 horas no site, contra 4,1 deles. Além disso, pessoas com idades de 25 a 34 anos representam a maioria dos visitantes do site e 30,6% da audiência total.
“Geograficamente, os visitantes do Rio de Janeiro e do Distrito Federal tiveram um maior ‘engajamento’ no site. Os visitantes de São Paulo respondem por mais de um terço dos visitantes do endereço”, informa a companhia, em comunicado.
A comScore é uma das maiores empresas do mundo que se dedicam a pesquisas sobre a internet e o mundo móvel.